Publicidade

CartolaFC 2011 Regulamento, Exclusivo


. Objeto e Prazo do Cartola
1.1. O Fantasy Game “CARTOLA 2011″, doravante Cartola, realizado pela GLOBOSAT PROGRAMADORA LTDA., sediada na Avenida das Américas, nº 1650, Bloco 05, Loja 101, Salas 201 e 301, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, doravante denominada “GLOBOSAT”, consiste na disponibilização de um jogo gratuito para os usuários de internet, através da url www.sportv.com.br/cartolafc.
1.2. Poderão participar do Cartola todos os usuários de Internet, sejam eles assinantes ou não da GLOBOSAT, residentes e domiciliados no Brasil (“Usuários”), que se inscrevam para participar do jogo virtual Cartola F.C., através do endereço www.sportv.com.br/cartolafc, onde cada Usuário deverá fornecer o seu nome completo, CPF, RG, e-mail para cadastro no mesmo.
1.2.1. Caso o Usuário não tenha, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos, ou se trate de pessoa que necessite de representação na forma da lei, este deve estar devidamente representado ou assistido, conforme o caso, por seus pais ou responsáveis legais, os quais deverão preencher o cadastro do Cartola em caráter de representação ou assistência ao Usuário, responsabilizando-se integralmente por este e por seus atos.
1.3. O Cartola terá seu desenvolvimento pautado na Temporada de 2011 do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A (“Campeonato Brasileiro”), e, por tal motivo, a duração do mesmo acompanhará a duração do Campeonato Brasileiro, tendo início a partir do dia 09 de maio de 2011, e prazo final no dia 12 de dezembro de 2011.
1.4. Para fins deste regulamento, o jogo virtual Cartola F.C. será compreendido em (i) Liga Nacional (composta por todos os Usuários), (ii) Ligas Regionais (divididas por estados da federação), (iii) Ligas do clube de futebol do coração do Usuário (informado no registro) e (iv) Ligas Privadas (compostas exclusivamente por uma rede de Usuários que voluntariamente se interligarem). Ao se cadastrar para participar do Cartola, o Usuário automaticamente passa a fazer parte das Ligas (i), (ii) e (iii) supra, quais sejam, Liga Nacional, Liga Regional e Liga do seu clube de coração.
1.4.1. Ao se inscrever no Cartola, o participante também tem a opção de criar 06 (seis) ligas Privadas. Tais ligas Privadas podem ser criadas pelo próprio participante ou ele pode entrar em outras ligas criadas por outros participantes, sempre limitadas a 06 (seis) ligas adicionais por participante. Entretanto, a GLOBOSAT poderá, a seu exclusivo critério, excluir estas ligas Privadas caso as mesmas não possuam, no mínimo, 04 (quatro) participantes, para a manutenção do melhor desenvolvimento do jogo.
2. Mecânica do Fantasy Game
2.1 Para participar do Cartola basta assistir às rodadas do Campeonato Brasileiro e participar. A cada rodada, o Usuário poderá concorrer, obedecendo às seguintes regras:
A – Ao se inscrever no Cartola, o Usuário receberá um time e 100 (cem) cartoletas (moeda virtual para uso interno do jogo). Para a composição do time, o Usuário deverá se utilizar das 100 (cem) cartoletas disponibilizadas, para a compra dos passes dos jogadores virtuais e do técnico.
B – Cada usuário somente poderá criar 01 (um) time por login de Usuário do Portal Globo.com, sob pena de desclassificação do Cartola.
C – A cada jogador profissional do Campeonato Brasileiro, será atribuído um valor virtual em cartoletas no jogo virtual de acordo com a sua participação no referido campeonato.
D – O Usuário monta seu time inicial adquirindo 11 (onze) jogadores, dentro do limite de seu orçamento, bem como um técnico de futebol, o qual é parte integrante do elenco e que, também representa um custo na montagem da equipe.
E – O Usuário poderá definir uma entre as 07 (sete) opções de esquema tático oferecidas, bem como poderá realizar a estratégia tática ao seu critério. São eles:
ESQUEMAZAGUEIROSLATERAISMEIASATACANTES
4-4-22 zagueiros2 laterais4 meias2 atacantes
4-3-32 zagueiros2 laterais3 meias3 atacantes
5-3-23 zagueiros2 laterais3 meias2 atacantes
3-5-23 zagueiros-5 meias2 atacantes
3-4-33 zagueiros4 meias3 atacantes
4-5-12 zagueiros2 laterais5 meias1 atacante
5-4-13 zagueiros2 laterais4 meias1 atacante
F – O Usuário ainda terá a opção de ter um time inicial montado automaticamente pelo próprio site: www.sportv.com.br/cartolafc, doravante Site. Neste caso, o Usuário gastará suas cartoletas, do mesmo modo que na montagem do time manual, conforme estipulado nos itens “A” a “D”.
G – Será permitido ao Usuário, se este desejar, a ativação do ‘Assistente técnico’. Esta função permite que o sistema do jogo escale o time do Usuário, de forma automática, de acordo com os setores do campo (defesa, meio-campo e ataque), de acordo com os times pré-selecionados pelos usuários em cada setor do campo (defesa, meio-campo e ataque). O critério para a substituição se dá por meio da atualização dos status dos jogadores (suspenso, provável, contundido, servindo à seleção, barrado ou nulo), que são definidos editorialmente de acordo com matérias e escalações divulgadas pelo Globoesporte.com. Os jogadores do seu time que estiverem com o status de suspenso, contundido, barrado, servindo à seleção ou nulo serão substituídos por jogadores com o status provável após o fechamento do mercado. As mudanças de status são feitas até um dia antes da rodada começar. Porém, a escalação de um jogador pelo Assistente Técnico não é certeza de sua participação e/ou pontuação (positiva ou negativa), pois outros fatores podem influenciar na participação do jogador na partida.
3. Pontuação
3.1. A cada rodada do Campeonato Brasileiro da série A, a GLOBOSAT consolidará as estatísticas de desempenho de cada jogador e as transformará em pontos, de acordo com as seguintes tabelas de pontuação (Ação x Pontos):
SCOUTS DE DEFESA
JOGOS(J)0 ponto
ROUBADA DE BOLA(RB)+ 1,7 pontos
FALTA COMETIDA(FC)- 0,5 ponto
GOL CONTRA(GC)- 6,0 pontos
CARTÃO AMARELO(CA)- 2,0 pontos
CARTÃO VERMELHO(CV)- 5,0 pontos
JOGO SEM SOFRER GOL(SG)+ 5,0 pontosExclusivo à posição “goleiro”, zagueiro e lateral
DEFESA DIFÍCIL(DD)+ 3,0 pontosExclusivo à posição “goleiro”
DEFESA DE PÊNALTI(DP)+ 7,0 pontosExclusivo à posição “goleiro”
GOL SOFRIDO(GS)- 2,0 pontosExclusivo à posição “goleiro”
SCOUTS DE ATAQUE
JOGOSJ0 ponto
FALTA SOFRIDAFS+ 0,5 ponto
PASSE ERRADOPE- 0,3 ponto
ASSISTÊNCIA*A+ 5,0 pontos
FINALIZAÇÃO NA TRAVEFT+ 3,5 pontos
FINALIZAÇÃO DEFENDIDAFD+ 1,0 ponto
FINALIZAÇÃO PARA FORAFF+ 0,7 ponto
GOLG+ 8,0 pontos
IMPEDIMENTOI- 0,5 ponto
PÊNALTI PERDIDOPP- 3,5 pontos
*
É considerada Assistência (A) somente o último passe antes de um gol. A assistência ocorre quando o finalizador da jogada recebe a bola diretamente de quem executou seu passe, mesmo que em seu percurso, a bola sofra pequenos desvios, sem alterar significativamente seu destino final até a conclusão da jogada (Gol). Para esclarecer melhor o nosso critério, veja os exemplos abaixo:
Ex 01: Meio-campista de uma equipe executa um passe direcionado à seu atacante e na trajetória da bola, algum zagueiro adversário, a desvia mas mesmo assim, a bola chega aos pés do finalizador.
Ex 02: Se um jogador vai até a linha de fundo, cruza e seu companheiro, livre dentro da área, faz o gol, é assistência.
Ex 03: Se um jogador receber cruzamento de escanteio ou bola parada, é considerada assistência.
Não serão consideradas assistências (A) quando:
(i) Ocorrer um lance de gol contra;
(ii) em lances de bola parada, o jogador ajeita a bola com um leve toque para o finalizador da jogada.
3.1.1. A contagem dos scouts dos técnicos é feita de acordo com a média simples dos jogadores que entraram em campo, titulares ou reserva, no time dirigido pelo técnico no próprio Campeonato Brasileiro. Ou seja, aqui o parâmetro são os pontos dos jogadores do time real de cada técnico.
Ex.: Muricy Ramalho é técnico de um time e efetuou 3 (três) substituições no jogo. Logo, ele utilizou 14 (quatorze) jogadores no total e no Cartola estes 14 (quatorze) jogadores do São Paulo terão seus pontos fixados de acordo com os scouts definidos na tabela acima. Assim pega-se a média dos pontos de todos esses jogadores utilizados pela técnico, faz-se uma média e está será a pontuação de cada técnico.
3.2. Ao término da rodada, o time do Usuário recebe o somatório de pontos de todos os jogadores e do técnico escalados para aquela rodada.
3.3. Também, ao término da rodada, cada jogador virtual escolhido para compor o time terá o seu valor em cartoletas alterado, de acordo com o desempenho do respectivo jogador profissional correlato ao virtual no Campeonato Brasileiro. O novo valor de cada jogador virtual estará disponível para consulta gratuita no Site. Contudo, é importante ressaltar que tais valores não estão baseados, de nenhuma maneira, em valores reais do jogador, sendo definidos segundo o mecanismo de funcionamento do jogo e baseados no desempenho do atleta no Campeonato Brasileiro.
3.3.1 Casos especiais:
A. Será publicada no blog oficial do Cartola FC (colunas.sportv.globo.com/cartolafc) e no site (www.sportv.com.br/cartolafc), até a data limite divulgada de fechamento do mercado, a lista das partidas que valerão pontos para a rodada no game. O fechamento do mercado se dará no período de até 2 (duas) horas anteriores ao início do 1º jogo de cada rodada.
B. Em caso de jogos interrompidos antes do término da partida, para efeito do jogo virtual, valerão os pontos computados pelos jogadores até o momento da interrupção da partida, independente do que for definido para o resultado do Campeonato Brasileiro (ex. cancelamento do jogo, conclusão do tempo restante em outro dia, etc.).
C. A aferição do scout (estatísticas de desempenho do jogador) será feita segundo critérios arbitrados por uma comissão formada pela GLOBOSAT, não podendo ser contestada sob nenhuma hipótese.
D. As pontuações atribuídas a jogadores em determinada rodada podem ser corrigidas em até 48 (quarenta e oito) horas após a liberação da súmula oficial das partidas no site da CBF (Confederação Brasileira da Futebol). Os itens da súmula que podem ser corrigidos são: cartão amarelo, cartão vermelho, gol e gol contra. Com as alterações, a pontuação do jogador mudará, mas suas cartoletas não serão alteradas em nenhum momento. Todas as alterações serão informadas através do blog oficial do Cartola FC (colunas.sportv.globo.com/cartolafc), na reabertura do mercado. A reabertura do mercado se dará até 12 (doze) horas após a última partida de cada respectiva rodada. Caso este prazo não consiga ser cumprido em virtude de problemas técnicos, o Blog do Cartola informará os Usuários sobre tal situação e indicará, se possível, a nova previsão de reabertura do mercado. Em caso de alteração, o prazo final para a divulgação do resultado oficial (da rodada/mês) é em, no máximo, uma semana após o fim da rodada/mês.
E. Em casos excepcionais definidos pela GLOBOSAT, as rodadas poderão ser canceladas.
F. Expurgo de usuário: o usuário que ficar sem se logar por 45 (quarenta e cinco) dias terá seu time e, se possuir alguma liga que administra, a liga administrada deletado(s).
4. Funcionamento das Ligas
4.1. Os times dos Usuários são classificados em rankings que contabilizam suas pontuações no transcorrer do prazo do Campeonato Brasileiro, independente da Liga à qual pertençam. Ressalta-se que serão 4 (quatro) os rankings do jogo virtual: (i) por rodada, os Usuários, independentemente da Liga à qual pertençam, serão ordenados pelos pontos alcançados na referida rodada; (ii) por mês, os Usuários serão ordenados de acordo com a maior pontuação obtida ao final do referido mês, independentemente da Liga à qual pertençam; (iii) por turno, os Usuários serão ordenados, ao final de cada turno, conforme o número de pontos feitos no decorrer do respectivo turno; e (iv) ao término do Campeonato Brasileiro, o maior pontuador como aquele cujo time alcançar o maior número de pontos, entre todas as ligas do Site, ao longo de todas as rodadas. É possível que o mesmo Usuário figure, por exemplo, como melhor colocado em mais de um ranking.
4.2. A competição abrange a Liga Nacional (composta por todos os Usuários), Ligas Regionais (todos os Usuários divididos por estados da federação), Ligas do Clube de Futebol do coração dos Usuários (informado no registro) e Ligas Privadas (compostas exclusivamente por uma rede de Usuários que voluntariamente se interligarem), conforme cláusula 1.4 supra.
5. Gerenciamento dos Times
5.1. Entre uma rodada e outra, o Usuário poderá alterar seu time pelo Site.
5.2. O fim do prazo para fazer mudanças em seu time, para os jogos da semana seguinte será de 2 (duas) horas antes do início do primeiro jogo da rodada. O horário limite para atualização do time estará disponível para consulta no Site.
5.3. Ao final de cada rodada; ao final de cada mês; ao final de cada turno; e ao final do Campeonato Brasileiro, será feita a apuração e disponibilização do ranking dos Usuários do Cartola pela GLOBOSAT.
6. Disposições Finais
6.1. Serão automaticamente desclassificados do Cartola, assim que a GLOBOSAT tomar conhecimento dos atos a seguir descritos, os Usuários, que tentarem desrespeitar qualquer um dos itens deste regulamento, ou ainda, utilizarem quaisquer meios ilícitos ou não expressamente permitidos para obter benefício próprio ou para terceiro. Sem prejuízo do disposto neste item e de demais disposições porventura aplicáveis, em função de Leis e regulamentos específicos, serão igualmente desclassificados do Cartola os Usuários que desrespeitarem as regras e termos de utilização dos produtos e serviços oferecidos pela GLOBOSAT.
6.2. As dúvidas não previstas neste regulamento serão analisadas e julgadas por uma comissão composta por representantes da GLOBOSAT, cujas decisões são soberanas e irrecorríveis. Participar do Cartola implica na aceitação sem reservas deste regulamento.
6.3. O Fantasy Game Cartola tem toda a sua estrutura tecnológica baseada em sistemas de hardware e software mantidos em ambiente reservado e seguro, controlados por empresa independente.
6.3.1. A GLOBOSAT se reserva o direito de efetuar toda e qualquer ação corretiva, incluindo, mas não se limitando, ao cancelamento da participação de Usuários que utilizem expressões e símbolos ofensivos à moral e aos bons costumes, bem como aos direitos de terceiros (direitos de propriedade intelectual, direitos da personalidade, etc.).
6.3.2. Os Usuários colocam a GLOBOSAT a salvo de quaisquer pleitos ou reivindicações, voluntários ou não, que envolvam mensagens postadas por eles no blog oficial do Cartola FC (colunas.sportv.globo.com/cartolafc), assumindo, por conseguinte, todos os ônus decorrentes de tais alegações, tais como indenizações, perdas e danos, custas judiciais e honorários advocatícios. Além disso, os Usuários poderão ter os comentários, por eles postados no referido blog, excluídos do Site, bem como poderão ser desclassificados do Cartola, quando realizada denúncia que relate qualquer ato atentatório à ordem nacional.
6.4. Tendo em vista as características inerentes ao ambiente da Internet, a GLOBOSAT não tem como garantir que o acesso aos seus sites ou Portal, inclusive aos jogos nele veiculados, estejam livres de invasões, interrupções ou suspensões, não inteiramente sujeitas ao seu controle, se eximindo de qualquer responsabilidade proveniente de tais fatos e/ou atos, o mesmo ocorrendo nas hipóteses de força maior ou caso fortuito.
6.5. Os Usuários, no ato de inscrição no Cartola e adesão a este regulamento, autorizam a divulgação das criações realizadas pelos mesmos tais quais: escudo de seu time, flâmula de seu time, nome de seu time, nome do cartola de seu time, dicas e estratégias de jogos. Ao lado disso, os Usuários autorizam a divulgação dos seus nomes e respectivas pontuações e o uso gratuito de suas imagens e vozes, no site www.sportv.com.br/cartolafc, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, bem como em qualquer tipo de mídia, inclusive impressa e on-line, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do jogo virtual, do Canal Sportv, de outros produtos da GLOBOSAT, da própria GLOBOSAT e/ou de quaisquer empresas das Organizações Globo existentes ou ainda a serem criados, sem fazer jus a qualquer pagamento destas.
6.6. A participação no Cartola implica na aceitação total de todos os itens deste regulamento e das condições específicas de utilização de ferramentas disponibilizadas aos Usuários durante sua participação, podendo estes ser alterados pelos seus organizadores tantas vezes quanto necessário, garantida a sua divulgação de forma eficaz, a critério exclusivo também dos organizadores.
6.7. Os Usuários estão cientes e de acordo que ao se inscreverem no Cartola poderão receber mensagens da GLOBOSAT acerca do produto Cartola.
6.8. Os casos omissos não previstos neste regulamento serão analisados e decididos pela comissão mencionada no item 6.2.
6.9. A GLOBOSAT poderá suspender ou interromper definitivamente o Fantasy Game Cartola a qualquer tempo, a seu exclusivo critério, sem que sejam devidos aos Usuários quaisquer premiações, bonificações ou compensações.
6.10. Aplica-se a este regulamento, mas sem se limitar à sua divulgação, às participações, a legislação brasileira, e fica eleito o Foro Central da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do Cartola.

Um comentário:

Publicidade