Publicidade

O Sistema de Valorização para 2ª rodada

Olá Cartoleiros,

Enfim chegamos a segunda rodada da temporada 2012 do Cartola FC. Mas antes de darmos as opções de jogadores para esta rodada, vamos falar sobre o tão polêmico sistema de Valorização.

O Sistema de Valorização - Explicação.

Antes de inciar minha breve explicação, quero deixar claro que a baseio em cima do que vem ocorrendo nas últimas 3 temporadas no cartola (2009,10 e 11), e dificilmente teremos novidades quanto a isso.

Na primeira rodada, todos buscamos escalar jogadores de preço médio a baixo custo, buscando que eles façam mais pontos do que valem e assim, valorizem.

Bom, seguindo as últimas 3 temporadas, o sistema de aumento e diminuição do valor dos jogadores na 2ª rodada é o seguinte:

Jogadores valorizados na primeira rodada, que por isso possuem alta média , possuem grandes chances, de apenas fazendo pontuação positiva não muito alta, manterem sua valorização, e aumentarem seu preço. De forma significativa ou não, dependendo da nova pontuação.

Vamos a um exemplo real:

Léo Silva da Portuguesa, que valorizou 9.98 C$, possui uma grande média e também alta valorização. Sendo assim, este possui muito mais chances de valorizar, mesmo que faça apenas 2 pontos, do que Dátolo do Inter que desvalorizou -8.30.

Por que?

Bom, na segunda e terceira rodada, o Cartola busca estabilizar os preços e as médias. Se o sistema de valorização, que é usado a partir da 4ª rodada, diz:

"Jogador desvalorizado, tem tendência a valorizar caso pontue positivamente ou maior do que pontuou na rodada em que desvalorizou", fosse usado já na segunda rodada, haveria um total descontrole de preços, e nunca se regularizaria uma média e uma valorização.

Léo Silva da Portuguesa, assim, se fizesse 2 pontos, desvalorizaria 5, 6 ou até 8 cartoletas, e na rodada seguinte, valorizaria com qualquer pontuação maior ou positiva, e na rodada seguinte desvalorizaria novamente e assim por diante.

O objetivo é estabilizar, deixar jogadores com médias regulares.

Outro exemplo, esse real:

Marquinhos Paraná do Cruzeiro em 2011, na primeira rodada fez -5.8 pontos, desvalorizou -8.38 C$. Na segunda, fez 5.2 pontos e mesmo tendo uma diferença de 13 pontos, que aumentaram
de uma rodada para outra, ele voltou a desvalorizar, dessa vez -1.25.

Então a dica é

Na segunda rodada, use jogadores que valorizaram, porém que possuem preços médios, entre 5 e 15 no máximo, eles possuem a tendência de valorizar.

Evitem apostar em Cícero e Dátolo, de São Paulo e Inter, pois ambos estão super desvalorizados e tendenciam manter isso. Obviamente, eles podem pontuar e valorizar, mas tendenciam a desvalorizar se manterem uma pontuação média ou longe de alta.

Texto: Ricardo.Popoto





8 comentários:

  1. Parabéns galera, ótimo post... bem esclarecedor, queria só tirar uma duvidazinha... aquele sistema clássico comessa a valer da 3 ou da 4 rodada??? Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Bom Post PPT vai ajuda muito a galera nessa 2º Rodada!

    ResponderExcluir
  3. ótima explicaçao ppt,

    vale ressaltar que esse sistema no post acima, será somenta para a 2a rodada..

    apartir da 3a rodada será o velho sistema de valorização, um jogador que faz -4 pontos em uma rodada e dps faz mais ou menos, 4 pontos, já tem uma alta valorização...

    ResponderExcluir
  4. Boa popoto, tentava explicar isso no chat e me zuavam, kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Com base no que vc disse, monte o seguinte time: Avalie por favor!
    Gol: Roberto (Atletico Go)
    Lat: Douglas (SP)
    Lat: Galhardo (Santos)
    Zag: Vilson (Gremio)
    Zag: Gum (Flu)
    Meia: Wagner (Flu)
    Meia: Elias (Atletico GO)
    Meia: Leo Silva (Portuguesa)
    Meia: Bida (Atletico GO)
    Ataque: Araujo (Nautico)
    Ataque: Rafael Moura (Flu)

    ResponderExcluir

Publicidade